quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Como Resolver Problemas

Como Resolver Problemas

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas, tanto em relação a sua vida pessoal, quanto no aspecto profissional, é a falta de habilidade em resolver problemas. É comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolver problemas que, presumimos, estão alem de nossa capacidade. Surge um sentimento de angustia e impotência que passa a ser um fator agravante, o que aumenta ainda mais o grau de dificuldade.

Existe uma ótima maneira de resolver problemas. É o que podemos chamar de segmentação. Este método se baseia na aplicação do principio de que é fácil fazer algo, se segmentarmos ao máximo o processo. Existe um exemplo extremo deste método, bastante incomum, que é o do homem que decidiu comer uma bicicleta para constar no Guines Book of Records. Para isto, ele desfez a bicicleta em minúsculas partículas e durante cerca de três meses ingeriu-a completamente.

Na matemática também este processo é utilizado com sucesso. Pega-se uma equação bastante complexa e a reduz a uma serie de pequenas equações menores e mais fáceis de resolver. Outro exemplo que pode servir de comparação é a utilização de financiamento para aquisição de um bem. Muitas vezes é inviável adquirir um produto que precisamos com o pagamento do valor total (problema maior) de uma única vez, e por isso recorremos ao financiamento em parcelas mensais (pequenos problemas), o que tornar viável alcançar a solução do problema maior (nossa necessidade de adquirir o produto).

No entanto é comum as pessoas, ao invés de segmentar o problema em porções menores, fazer justamente o contrário, tentar resolver vários assuntos ao mesmo tempo. Com isto, sentem-se pressionadas, ansiosas e impotentes, pois a solução de vários problemas ao mesmo tempo pode ser uma tarefa superior a sua capacidade de realização.

Em geral os problemas são percebidos pelas pessoas de forma diferente. Algumas pessoas mais otimistas encaram problemas como oportunidades de resolver assuntos e até mesmo melhorar seu padrão de vida. Outras pessoas transformar pequenos problemas em verdadeiras tragédias anunciadas, sofrendo por antecipação.

Algumas vezes vários problemas ocorrem em nossas vidas ao mesmo tempo, o que pode criar uma situação de stress. Pode acontecer de uma pessoa está vivenciando simultaneamente conflitos e desafios tanto na sua vida pessoal, quanto na área profissional, ao mesmo tempo em que coincidentemente atravessa uma fase financeira ruim e ainda por cima tem problemas de saúde.

Numa situação como a descrita acima, mais do que nunca será necessário a pessoa manter a tranqüilidade, raciocinar sobre cada problema separadamente e utilizar o método da segmentação, separando os problemas um do outros, e evitando que aja interferência entre eles. Um problema financeiro, por exemplo, pode agravar um problema de saúde por causar ansiedade e stress, ou mesmo dificultar uma crise de relacionamento familiar e até interferir no desempenho no trabalho.

Por isto é tão importante saber separa os problemas nas diversas áreas da vida de uma pessoa, não deixando que um assunto interfira e dificulte outros aspectos da nossa vida. Quando se consegue pensar em cada problema de forma independente, tem-se uma sensação mais serena em relação em relação a cada problema, facilitando o raciocínio e a busca de soluções.

Alem disto, existem dois critérios básicos que devem ser respeitados para a solução de problemas.

Primeiro – devemos procurar resolver problemas segundo sua ordem de importância, do mais importante para o menos importante, ou seja, primeiros os essenciais depois os secundários.
Segundo – devemos iniciar com a solução dos problemas a partir dos mais fáceis, para gradativamente resolver os mais difíceis e complexos.

Para exemplificar, Imaginemos a prova de um concurso, em que todas as questões tenham o mesmo valor. O ideal e que se procure resolver as questões mais fáceis primeiro, e deixar as mais complexas e difíceis para o final da prova. Por outro lado, caso as questões tenha valor diferenciado, será necessário priorizar aquelas de valor maior, para depois resolver as questões de menor valor.

Algumas dicas para facilitar a solução de problemas

Alem da segmentação e utilização de critérios, existem algumas atitudes que podem facilitar a solução de problemas, as principais são:

Compreender o problema de um ponto de vista que seja isento de envolvimento emocional, pois este envolvimento pode modificar seu significado, tornando muitas vezes um problema maior do que é realmente.
Buscar discutir o problema com pessoas de sua confiança para obter um ponto de vista alternativo.
Ponderar bastante sobre o problema e as possíveis soluções evitando tomar decisões precipitadas.

Método Benjamin Franklin de solução de problemas

Outro método bastante eficaz que pode nos ajudar a resolver problema é ensinado por Benjamin Franklin (1706 -1790), um dos maiores pensadores americanos de todos os tempos, em sua autobiografia. Ele sugere que diante da necessidade de tomar uma decisão em relação à solução de qualquer problema, devemos escrever em uma folha de papel duas colunas.

Na primeira coluna, de cima para baixo relacione todos os argumentos e motivos que encontrar para solucionar o problema a favor de determinada forma de solução. Na outra coluna, inverta o processo e relacione os motivos e argumentos que encontrar contra esta ideia. Após a releitura dos prós e contra, normalmente fica claro qual deve ser a melhor decisão ou o melhor caminho a tomar.

Se por exemplo alguem precisa tomar uma decisão para resolver um problema financeiro. A questão é fazer ou não um financiamento para pagar um dívida. Pelo método Benjamim Franklin a pessoa deve relacionar numa coluna todas a razões que puder pensar para fazer o financiamento e pagar a dívida, e na outra coluna, deve relacionar todos o motivos porque não deverá fazer isto. Após a releitura de todos estes motivos provavelmente ficará mais facil tomar uma decisão acertada.

Como segmentar um problema

Como relação ao método de segmentação para facilitar a solução do problema, a melhor forma de realizar esta tarefa é fazer uma análise e compreensão racional e consciente do problema para compreendê-lo melhor. Em seguida, deve-se dividir a superação do problema em etapas, num numero suficiente para possibilitar sua realização. Após esta divisão em etapas, é preciso traçar metas com datas específicas para solução de cada etapa. O objetivo final deve ser a superação do problema como um todo.

Em geral, este método criar uma sensação de leveza psicológica e um sentimento de que o problema não é tão grande quanto parecia a primeira vista. A partir daí, cada etapa que se for conseguindo realizar criará uma sensação de vitória, o que motivará a pessoa para continuar perseguindo o objetivo de resolver o problema em sua totalidade.

Este método de solução de problemas, bem como todas as idéias apresentadas são conceitos simples de entender e aplicar.

Nenhum comentário: