quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

inteligência emoional e esportes

A inteligência emocional aplicada ao esporte
Atleta profissional precisa primeiramente conhecer suas emoções para então ter diferencial em seu trabalho
Autor: Equipe Cidade do Futebol

Biblioteca
Cinesiologia aplicada aos esportes
Agenda
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Artigos
14 - Década de 1990 Inicio da modernização do futebol brasileiro
No livro "Inteligência Emocional", lançado no Brasil pela editora Objetiva, o psicólogo Daniel Goleman classifica o controle emocional como o diferencial entre sucesso e fracasso na vida de qualquer um. Segundo o autor, "a incapacidade de observar nossos próprios sentimentos nos deixa à mercê deles". Portanto, a preparação no aspecto psicológico pode ser um fator preponderante para o desempenho esportivo.
"A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Isto implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança. Esta é uma maneira alternativa de ser esperto, não em termos de QI, mas em termos de qualidades humanas do coração", explica Goleman em seu livro.
Para um atleta atingir um estágio de inteligência emocional, contudo, ele precisa atender a cinco aspectos. Só a partir disso é que ele pode garantir que o lado psicológico não vai ter interferência em seu rendimento em campo.

Nenhum comentário: